quinta-feira, agosto 13, 2009

ZABELÊ ( LENDA PIAUIENSE)

Zabelê era uma índia da tribo dos Amanajós, que se apaixonou pelo índio Metara da tribo inimiga, os Pimentairas.
Fingindo que ia buscar mel nas margens do rio Itaim, os dois se encontravam num mar de amor tão intenso e sem fim, que nem desconfiaram que um Amanajó, chamado Mandaú, prometido de zabelê, os seguia.
Enciumado pela escolha da sua prometida, correu e foi contar ao cacique o que descobrira.
Travou-se então, uma guerra entre os Amanajós e os Pimenteiras.
Foram mortos Metara, Mandaú e Zabelê, dentre outros.
Mandaú foi castigado por Tupã e foi transformado em gato maracajá, que os caçadores perseguem até hoje.
E quanto a Metara e Zabelê, Tupã os transformou em aves que voam juntos pelos ares do Piauí.

3 comentários:

  1. essa lenda é um pouco mal contada tem que ter a parte dois viu a lenda é ótima mais........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua porra te cala a melhor coisa e textos peguenos pra se copiar ta seu zeca

      Excluir
  2. eu estoou fazendo um trabalho sobre as lendas teresinenses e eu moro em teresina e eu gostaria de saber quais as outras lendas e bem resuminnda pois eu tenho um pouco de preguiça de copiar Obrigada!

    ResponderExcluir

DEIXE O SEU COMENTÁRIO. NÃO ESQUEÇA, A SUA OPINIÃO É IMPORTANTE.

MENTE AUDACIOSA

Seja Bem vindo(a)
Ao Mente Audaciosa